terça-feira, 24 de abril de 2012

Transmissão de Calor

Existem três formas de transmissão de calor: condução, convecção e radiação.
Tais formas são fundamentalmente diferentes, regidas por leis próprias, mas que, na realidade,  podem ocorrer em simultaneidade, o que torna por vezes, muito complexa a solução absolutamente exata de um problema de transmissão de calor.



Condução
A condução ocorre devido ao aumento de energia cinética  proporcionado por uma excitação térmica qualquer, em determinada região de um corpo; os elétrons com maior energia, tornando-se mais velozes e com órbitas mais exteriores, chocam-se com elétrons vizinhos, redundando daí um ganho de energia térmica pelo elétron que recebeu o choque.
Acontece principalmente em meios sólidos e essa forma de transferência de calor ocorre em razão do contato das partículas (átomo, elétrons e moléculas) que formam o corpo.
Exemplo: Segure uma barra metálica e esquente a outra extremidade. Ao decorrer do tempo, você perceberá que a outra extremidade que não está em contato com o fogo, também esquenta e você não conseguirá segurar. O calor fluiu da extremidade mais quente para a extremidade mais fria em razão da diferença de temperatura entre as duas pontas.




Convecção

Se uma partícula fluida tiver contato com uma superfície aquecida, ela vai se dilatar, isto é, aumentará seu volume mantendo o peso, tornando-se menos densa. Sendo assim, ela irá se afastar da superfície quente, fazendo com que uma partícula mais densa, porque está mais fria, aproxime-se da superfície, propiciando portanto um autêntico trânsito de partículas, umas se afastando e outras se aproximando da fonte quente, são chamadas de correntes de convecção.
Exemplo: Condicionadores de ar. Esses aparelhos são colocados na parte superior de uma sala de forma proposital, pois o ar frio que é mais denso que o ar quente do ambiente desce e o ar quente sobe para ser refrigerado, formando, dessa maneira, as correntes de convecção.




Radiação
Quando o calor se transmite de uma região à outra, sem que o meio intermediário se aqueça, tem-se uma forma de transmissão de calor conhecida como radiação.
Na realidade, são ondas eletromagnéticas d determinada faixa de comprimento d eonda que, emitidas por um corpo, se caracterizam por atravessar um meio transparente e, ao encontrarem um meio que lhes seja opaco, são absorvidas, ocorrendo consequentemente uma transformação de energia radiante em energia térmica.
Exemplo: O calor que aquece a Terra todos os dias, chega até nós através do mesmo. Como uma fogueira aquecendo as mãos de uma pessoa. Não necessita de um meio material podendo ocorrer no vácuo.









Fonte: Transmissão de calor. Celso de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário